#quartadaalimentacaoinfatil alimentação por idade (ate 13 anos )

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alimentação infantil vai do nascimento até o fim da adolescência, aos 19 anos de idade.
Quantidade e proporção
A inadequação não acontece apenas com o leite. Ao longo das fases da infância, a quantidade de alimento e a proporção de representantes de cada grupo alimentar que devem ir ao prato da criança variam.
Ou seja: não é porque a criança já saiu do período de amamentação e de alimentação pastosa que poderá comer como qualquer adulto da família. E seu filho de dois anos não deve ser alimentado da mesma maneira que o priminho de sete anos, por exemplo.
- Do nascimento aos seis meses de idade (lactentes)
Aqui ainda não há pratos, pois é a fase de aleitamento materno exclusivo(ou fórmula indicada para a idade). Nesses primeiros meses, a mãe deve ter cuidado redobrado com a própria alimentação, pois tudo o que ingerir será ingerido pelo bebê através do leite. Estudos indicam também que o padrão alimentar da criança é formado a partir da amamentação – se a mãe come bastante cenoura, por exemplo, o filho desenvolverá gosto pelo alimento
Até os seis messes de vida, o bebê deve ser alimentado no esquema de amamentação por livre demanda, ou seja, mamar sempre que manifestar fome.

- De sete a onze meses (complementação do aleitamento)
Intercalados com as mamadas, os alimentos pastosos (ou tambem com o uso do BLW )começam a ser introduzidos na vida do bebê. Eles devem ser constituídos por quase todos os grupos alimentares, na seguinte quantidade de porções por dia:
Carboidratos – 3
Verduras e legumes – 3
Frutas – 3
Leite e derivados – apenas o aleitamento materno
Carnes e ovos – 2
Feijões – 1
Óleos e gorduras – 2
Açúcares – 0

- De 12 messes a 24 messes :
Fase crucial para a definição do futuro alimentar e também para o crescimento das crianças, aqui a quantidade de carboidratos aumenta, assim como a de frutas. Leite de vaca  , podem ser introduzidos na alimentação. A quantidade de porções de cada grupo alimentar por dia deve ser
Segundo pesquisas recentes sobre o paladar infantil e formado ate os dois anos portanto a introdução de açúcar até os dois anos não e indicada  :
Carboidratos – 3
Verduras e legumes – 3
Frutas – 4
Leite e derivados –1
Carnes e ovos – 2
Feijões – 1
Óleos e gorduras – 1
Açúcares -0

- De 25 messes a 12 anos
A quantidade de frutas deve diminuir levemente e a de óleos e gorduras pode ser cortada pela metade. A recomendação de porções de cada grupo alimentar por dia é:
Carboidratos – 5
Verduras e legumes – 3
Frutas – 3
Leite e derivados – 3
Carnes e ovos – 2
Feijões – 1
Óleos e gorduras – 1
Açúcares – 1


- Dos 13 anos em diante (adolescência)
A adolescência é aquela fase em que o apetite aumenta, principalmente entre os meninos. As diferenças de biotipo ficam ainda mais evidentes – quem é grande dá a famosa espichada por volta dos 13 ou 14 anos, quem tem natureza menor mantém-se em crescimento moderado –, e cada corpo passa a ter suas necessidades nutricionais. Por isso, as quantidades de porções de cada grupo alimentar por dia são flexíveis, como segue:
Carboidratos – 5 a 9
Verduras e legumes – 4 a 5
Frutas – 4 a 5
Leite e derivados – 3
Carnes e ovos – 1 a 2
Feijões – 1
Óleos e gorduras – 1 a 2
Açúcares – 1 a 2

Fonte:Google
E bom ressaltar que devemos sim tomar muito cuidado com a alimentação das crianças e bebês ,mas antes de tudo temos que dar o exemplo ,não adianta só eles "comer correto ", comer saudável não tem idade nos como mães temos que fazer nossa parte !
Boa quarta feira
Abraços !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fisiologia da Lactação #forcanotete

Ana Viela - Promete ,Musica mais linda !

A propaganda e seus encantos...